A CopaNE

Para falar sobre a CopaNE precisamos voltar no tempo, para o período entre 2001 e 2006, quando haviam poucas competições de orientação nos estados do Nordeste.

Nesse período, os clubes dos estados nordestinos se uniam para organizar e competir no Circuito Nordeste do Brasil de Orientação, o CINEBO, o precursor da CopaNE. Eram 5 a 6 etapas durante o ano nos estados em que tinha organização do esporte.

Infelizmente o CINEBO foi extinto em 2006 e a Orientação do Nordeste, ficou restrita à prática dentro dos estados devido aos altos custos de deslocamento para participação em eventos nacionais.

Apesar do Esporte Orientação, hoje ser amplamente praticado em nossa região, na época sentimos a necessidade da criação de um evento regional que suprisse o desejo de competir junto com os amigos como era na época do CINEBO. Neste momento surgiu a ideia da CopaNE, um evento que deveria acontecer uma vez por ano, revezando os estados do Nordeste onde o esporte acontece. A ideia foi compartilhada e aprovada por todos os organizadores do Esporte Orientação do Nordeste.

Como a ideia partiu da Federação Cearense de Orientação – FECORI, foi decidido por todos os organizadores que a primeira CopaNE aconteceria no território cearense.

Então, em 2011 foi realizada a primeira edição da CopaNE, com o nome de Troféu Professor Marcos Antônio Ramos de Oliveira. O nome foi uma forma de homenagear esse professor que teve grande relevância no Esporte Orientação e que faleceu em janeiro daquele ano.

A partir daí, seguiu-se acontecendo ano após ano pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e em 2016 de volta ao Ceará (onde tudo começou). A cada temporada foi se tornando maior e atraindo orientistas de todos os estados, se tornando a cada ano o campeonato mais quente do Brasil.

Em 2017, a CopaNE retorna para a Paraíba, por muitos considerado o ponto de firmação da CopaNE como um evento para o calendário anual da Orientação do Brasil. E esse ano a equipe de organização já está trabalhando para que mais uma vez todos os participantes sejam surpreendidos, positivamente, e a Paraíba torne-se de vez o marco da CopaNE.

Abaixo reveja um resumo de como foi cada CopaNE já realizada, ano a ano.

2011 - Ceará

2012 - Paraíba

2013 - Rio Grande do Norte

2014 - Alagoas

2015 - Bahia

2016 - Ceará